Transferwise é Confiável e bom?

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Viagem Brasil e Itália - Entre Dois Mundos, Reflexões e Gratidão

Viagem Brasil Italia

Viagem Brasil e Itália - Entre Dois Mundos, Reflexões e Gratidão

Este relato é uma viagem geográfica e pessoal pelo tempo, marcada por comparações entre o Brasil e a Itália durante os primeiros anos após minha chegada à Europa, influenciada pelas circunstâncias da pandemia do Covid-19. Uma jornada que navega por interações culturais, espiritualidade, cristianismo e, acima de tudo, gratidão.


A Partida: De Niterói para Santa Catarina como primeiro estágio e adaptação


Sou de Niterói RJ e vou contar aqui a minha jornada de retorno temporário ao Brasil, impulsionada pela pandemia. Foram momentos de profunda de reflexão, permitindo-me observar o Brasil sob uma lente diferente, distanciando-me das memórias familiares do Rio. Eu vou contar fatos aqui que talvez nunca tenha dito antes.


Vem comigo se você quer saber sobre verdades que ninguém te conta na vida de Brasileiros que moram foram. Tá disponível a encarar essa viagem? Então bora lá!




Salerno na Itália: Uma Nova Perspectiva


A mudança de Santa Catarina ainda no Brasil, à minha chegada em outubro de 2015 para Salerno, na Itália, ofereceu contrastes marcantes em relação à vida no Brasil - especialmente em termos de segurança.


Algo ainda memorável e muito marcante foi a possibilidade de caminhar ou usar um telefone em um ônibus às duas da manhã, sem medo de assalto, era algo notável para mim, recém-chegado da realidade brasileira dos anos anteriores. 


Erra quem julga que isso veio marcado pelo fato de eu ter morado toda a vida praticamente no Rio. Não! Eu tinha sofrido um assalto com violência, como nunca no Rio, por dois Loiros de Olhos azuis em Itajaí! Sim! Pasmem. Mas não é o foco do assunto.


Na Itália, minha oração naquele tempo refletia uma curiosidade e uma certa inocência: "Por que a vida aqui é assim, e no Brasil é tão diferente?".


Esse questionamento era acompanhado de uma sensação de novidade e apreciação pelas qualidades que Salerno apresentava, as quais eram, aos meus olhos, ausentes no Brasil.




Um Diálogo com a Fé


Interessantemente, encontrei conforto e direção na minha fé. Lembro-me muito claramente quando caminhava para a orla observando e admirando tudo aquilo.


As respostas às minhas orações vinham de uma forma que eu não esperava: um lembrete para não me preocupar excessivamente com as condições alheias, mas sim, manifestar gratidão pela minha própria segurança e pelo privilégio de estar onde estava. 


"Não se preocupe com os outros", sentia Deus me dizendo, "agradeça porque estou te salvando. E agradeça pelo local onde você está agora." 


Essa mensagem de agradecimento e apreciação pela vida tem se tornado o foco das minhas orações, especialmente ao refletir sobre as memórias da minha chegada a Salerno. 


Hoje pela manhã essa memória vinha durante a oração matinal e com ela uma resposta: "Agradeça pela sua vida e pela transformação que estou fazendo nela", continuava a mensagem divina.


Compartilhando Minhas Reflexões


Ao compartilhar essa jornada, minha intenção é transmitir uma mensagem de gratidão e transformação pessoal.


Agradeço a cada um que acompanha minhas histórias, seja através deste blog, YouTube, ou outras redes. Sua presença e interação são valiosas.


Ficarei contente em ler seus comentários e convido-os a se inscreverem e deixarem seus "likes" se encontrarem ressonância nesta narrativa. 


Muito obrigado pelo seu tempo e atenção.

Que você encontre motivos para gratidão em sua própria jornada.

Deus te abençoe!


Artur Rangel - Publicitário 

Ítalo-Brasileiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário